Biblioteca de aprendizagem

Considero-me um aprendiz de cientista. Gosto de ler e estudar sobre um pouco de tudo e a Internet veio revolucionar o meu pequeno mundo. Na minha juventude fui um verdadeiro rato de biblioteca, pois passava horas e horas a ler e escrever nelas. Agora uso a Internet para as minhas pesquisas e aprendizagem.

No entanto certas coisas nunca vão mudar. Tenho a minha biblioteca Real e Virtual com os meus livros de referência para estudo e pesquisa. Posso dizer que é o meu orgulho e a minha possessão mais valiosa.

Tenho os mais variados temas: Carpintaria, Socorrismo e Emergência Médica, Medicina, Enfermagem, Electricidade e Electrónica, Mecânica, Automação, Rádio-amadorismo, Física e química, Teologia, Religião, Gestão, Fotografia, Voo, DIY entre outros.

Vou no entanto deixar aqui uma lista dos mais significativos para mim. São livros reais ou digitais que poderei compartir com outras pessoas que queiram aprender tal como eu.

CARPINTARIA; WOODWORKING

Manual completo de la madera, la carpinteria y la ebanistería

Edição Espanhola de um dos livros mais famosos de carpintaria em língua inglesa. Posso sem dúvida afirmar que é um dos primeiros livros que qualquer interessado em trabalhar com madeira deverá comprar. Textos claros, fotografias a cores e diagramas de trabalhos. Já não se encontra em publicação pelo que se o encontrarem numa feira, numa banca de livros usados, num alfarrabista ou à venda na Internet, não devem pensar duas vezes.

The complete manual of Woodworking

A edição Norte-Americana do livro acima referido. Este livro tem a vantagem de continuar a ser impresso e actualizado pelo que podemos obter mais e melhor informação. Não podemos no entanto esquecer que está em Inglês e escrito para Norte-Americanos. Medidas em polegadas, madeiras nativas do continente Norte-Americano, etc.

A Carpintaria

Este livro faz parte de uma colecção sobre artes e ofícios. Uma abordagem geral sobre a Carpintaria e Marcenaria com óptimas ilustrações e fotografias. Já falei sobre ele neste artigo.

Guía Esencial de Carpintería

Livro de grande dimensão, em Castelhano. Mais um livro sobre Carpintaria e Marcenaria profundamente ilustrado. Todas as noções básicas da arte podem ser vistas em detalhe neste magnífico livro, juntamente com bastantes projectos que podem ser realizados por um amador. Este livro já não se encontra nas lojas mas pode ser encontrado em feiras e mercados livreiros por toda a Espanha. Uma boa opção é procurá-lo em alfarrabistas. Comprei-o por… 10 Euros.

Atlas ilustrado de la madera

Mais um livro bastante generalista sobre a Carpintaria e Marcenaria. Embora pessoalmente não o ache tão bom como o “Guía esencial”, é um bom livro para conhecer as ferramentas e as técnicas. Também tem uma secção bastante generosa de projectos para principiantes. Ainda pode ser encontrado nas livrarias, mas aconselho a procurar em feiras e alfarrabistas, pois podem encontrá-lo a muito bom preço. Comprei-o também por apenas 10 Euros.

Pintura em madeira para principiantes

Um livro com muitas técnicas para pintar madeira. Um livro mais apropriado para quem deseje aprender a pintar objectos decorativos em madeira, mas apresenta várias técnicas que são interessantes para o Carpinteiro e Marceneiro.

Manual de restauración de muebles

Apesar de ser um livro que ensina técnicas de restauração de móveis antigos, ensina também muitas das técnicas antigas usadas pelos Carpinteiros e Marceneiros de antigamente. Para poder efectuar um bom trabalho de restauro e conservação, muitas vezes é necessário recriar partes antigas dos móveis, pelo que se devem conhecer as técnicas. Guia bastante completo com muitas ilustrações e explicações detalhadas de ferramentas de época.

EM ACTUALIZAÇÃO

6 respostas a Biblioteca de aprendizagem

  1. Sua biblioteca é tão eclética quanto a minha! Não é comum encontrar em bibliotecas domésticas livros de carpintaria, DIY, mecânica, vôo, gestão, física, teologia e filosofia… juntos! Parabéns. Também tenho muito orgulho dos meus livros… alguns deles me acompanham há mais de 40 anos, e têm passado por muitos dos países onde morei.

    • Muito obrigado Luis. A minha biblioteca é o meu grande tesouro. Mesmo que fosse rico, os livros nunca deixariam de ter o papel que tem na minha vida. Só tenho pena de não ter o tal dinheiro para poder comprar mais e continuar a ler. Tudo é preciso para crescer,não apenas um tema ou dois. Hoje em dia, e cada vez mais, temos de saber um pouco de tudo. A cultura não faz mal a ninguém, pelo contrário.

      Continue a ler e nunca pare!

      Muito obrigado pela sua visita.

  2. Bruno Sousa diz:

    Olá! Sempre tive muito interesse por carpintaria! Sou filho e neto de lavradores e cá em casa sempre houve uma banca, um torno, formões e algo a fazer no que diz respeito à madeira! Uma enxada por encabar, um banco por consertar…! Só muito recentemente o “bichinho” começou a crescer de tal forma que me iniciei em alguns workshops de carpintaria! Sabe, qaundo somos novos deixamo-nos ir na onda e todos queremos ser advogados, professores e médicos…! Obrigado pelo blog! Vou juntá-lo aos meus favoritos! Um abraço e muita consideração!

  3. ecolulik diz:

    JÁ ESTÁ COMO FAVORITO. DAQUI DO BRASIL, COM SANGUE LUSO DE CARPINTEIROS DE VINHAIS. Fala-te Luiz Branco

  4. António Santos diz:

    Amigo Ricardo Sant’Anna, como está?
    Interessei-me recentemente por este ofício, e deparei-me com sei site, do qual estou a gostar muito.
    Tentei encontrar o livro “A Carpintaria”, mas está esgotado em tudo quanto é sítio.
    Encontrei no CustoJusto, mas já estava reservado e tinha sido enviado ontem para o cliente😦
    Curiosamente a pessoa que o estava a vender é de Braga também.
    Porventura não saberá onde posso encontrar o livro, não? Ou outros em português que não estejam esgotados🙂
    E o seu livro que estaria a traduzir, quando sai?

    Um abraço e espero que ainda continue com esta arte

    • Boa tarde António… Que grande atraso na resposta😛

      Devo ter mexido nas configurações porque tenho comentários pendentes bastante antigos…

      Na altura comprei o livro na Fnac. Não estava esgotado e até tinham outros muito interessantes sobre restauro de móveis, etc. Pode tentar por lá e pedir ou na Bertrand. As livrarias mais antigas tem a vantagem que pode conversar com o livreiro e ele tenta descobrir-lhe o livro que procura e outros similares.
      Engraçado a pessoa ser de Braga… Garanto-lhe que não era eu😉

      O meu livro continua, devagar mas continua. Não tenho grandes pressas. É um trabalho para se ir fazendo com calma.

      Vou ver se faço um post com links para livros sobre a matéria gratuítos…

      Um grande abraço;

      Ricardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s