Reparação e restauro rádio antigo I

Passado já tanto tempo desde o meu ultimo artigo está na hora de voltar. As coisas nem sempre correm como desejamos, mas a vida continua e dar seguimento ao Blogue é uma maneira de continuar a manter um espírito positivo.

Não parei verdadeiramente mas infelizmente abrandei bastante. Passava por cá e respondia a alguma correspondência, mas não tinha grande vontade de escrever. Tive de lutar um pouco contra mim próprio, mas tomei a decisão no Natal e vou tentar cumprir. Mais tarde irei colocando algumas das coisa que fiz neste “intervalo” mas vou começar com o projecto actual. E vou tentar ir actualizando à medida que trabalho.

Tinha-me chegado à oficina um rádio antigo, um Braun Super 166. Estava avariado e a necessitar de um restauro na parte da madeira. Como tinha outros trabalhos em mão e tinha de apresentar o orçamento ficou para segundo plano.

11951310_940355769335920_7027187114957143468_n

Finalmente, com algum tempo livre e o orçamento aprovado pus mãos à obra.

Nunca tinha feito este tipo de trabalho, pelo que passei vários dias na Internet a estudar o assunto e a pedir conselhos a pessoas com mais experiência. Como sempre valeu-me um Fórum especializado no assunto, onde encontrei toda a informação necessária e pude expor as minhas duvidas.

111

Chama-se “Radiomuseum” e é um Fórum Alemão dedicado a rádios antigos e tudo o que lhes diga respeito. Também encontrei outro Fórum, desta vez Espanhol, o “ElValvulas“.

1111

Um pouco mais complicado porque enquanto o Radiomuseum é de livre acesso, o ElValvulas precisa de inscrição e é um processo bastante confuso.

Mas reunida toda a informação necessária era altura de colocar mão à obra. Para começar há que desmontar o rádio. Não podemos retirar a capa de verniz estragada nem reparar a madeira com a parte eléctrica dentro. Mas para isso tenho de documentar todo o processo, mais que para o Blogue, para mais tarde poder voltar a montar tudo da maneira correcta. O processo de registo também serve para fazer uma avaliação do estado do rádio, ver as falhas na madeira e verificar o funcionamento do rádio não só a nível eléctrico mas mecânico.

06

O rádio é um Braun modelo Super 166 fabricado na Alemanha em 1956. Não funciona e a parte da madeira, embora em bom estado denota bem a passagem dos anos. A parte superior é a que está em pior estado; tem várias marcas de água ou líquidos, golpes e falhas no verniz que chegam até à madeira, marcas de desgaste no centro e descoloração acentuada. Os tecidos dos altifalantes estão muito sujos com pó, o manípulo esquerdo está preso e não roda e as teclas estão algo presas.

02

03

O mostrador apesar de sujo está bastante bem conservado e não apresenta nenhuma falha. Toda a serigrafia interna está impecável Uma das grelhas dos altifalantes laterais está partida e terá de ser reparada.

07

08

Dos lados também existem algumas falhas no verniz e madeira mas muito mais superficiais. A cor está muito bem conservada, com um tom brilhante e quente.

04

A cobertura de trás está também muito bem conservada. De referir apenas o desgaste natural na pintura da caixa do rádio em si (pintada a preto) e uma falha na pintura na parte superior direita. A antena parece ser a original tanto como o fio eléctrico.

05

Conserva ainda para meu espanto a garantia original🙂

09

A abertura é muito simples. Basta desligar a antena e desapertar os três parafusos superiores e estes fazem descer umas patilhas de fixação presas por pressão. A face interior está apenas um pouco suja. No canto inferior esquerdo existe um diagrama simples com a referência das válvulas. Retiremos e vejamos o interior…

10

Uau! Tirando o pó está maravilhoso. Mas porque não acende? Depois de aberto e com ajuda de um voltímetro encontrei o problema com relativa facilidade. As patilhas de metal que seguram o fusível estavam oxidadas e com verdete e não faziam contacto. Uma delas também estava algo solta.

11

15

Retirei o fusível e a placa de baquelite e com cuidado limpei os contactos metálicos. Usei lã de aço “0” para o efeito e ficaram limpos. O voltímetro deu sinal positivo e fixei os contactos melhor à placa. No entanto ao ir colocar o fusível reparei num pormenor; era de 0,6 Amperes e de acordo com o esquema devia ser de 0,4 Amperes.

fuse

O rádio está preparado para aceitar diferentes correntes que vão dos 110V aos 240V. Consoante a tensão devemos ajustar uma patilha metálica e se necessário colocar o fusível correcto. Olhando com atenção a patilha metálica da ligação dos 125V apresentava maior desgaste e inclusivamente alguém tinha colocado um pouco de solda para melhorar o contacto. O rádio esteve ligado a 125V nalgum ponto da sua história e depois foi ligado aos 220V, mas não trocaram o fusível. Apenas rodaram a patilha.

Comprei o fusível novo, limpei também o contacto dos 220V e a patilha e o rádio deu sinais de vida. Funcionou a alto e bom som, infelizmente tive o azar da primeira musica a sair dos altifalantes ser kizomba… Que anticlimax.

O manípulo que controla os Baixos estava preso, mas o da sintonia rodava na perfeição. Reparei que uma válvula em especial não funcionava.

12

É uma válvula EM 80 também conhecida como Magic Eye (Olho mágico) e serve como indicador de sintonia. Tem uma espécie de tela fluorescente onde aparece um leque luminoso verde em que a largura depende da intensidade do sinal aplicado. Infelizmente não sei nem tenho o equipamento para verificar se o problema está na válvula. Como não é essencial ficou para o fim e dependerá do cliente se verifico ou não, pois tem um preço um pouco elevado.

Nos Fóruns deram-me um conselho extremamente valioso; não só fotografar tudo mas marcar todos os fios e peças que tenha de retirar. E assim fiz. Depois de tudo marcado comecei por desligar as colunas de som laterais seguida da coluna central e finalmente a antena.

00

19

Como tinha de retirar o mostrador para limpar aproveitei e tirei primeiro os manípulos.

18

Para retirar a parte central bastou desaparafusar 4 parafusos por baixo da caixa e puxar para fora o mecanismo.

20

21

Mais tarde limparei tudo com calma. Por agora foi para uma caixa de cartão para proteger.

22

O passo seguinte foi retirar os altifalantes juntamente com as coberturas.

23

Foi um processo muito simples. Retirei os 4 parafusos exteriores e deixei os altifalantes nos seus suportes para limpar no final.

24

As partes mais complicadas retiradas. A seguir retirei as decorações.

No interior encontrei este carimbo do fabricante da caixa.

31

Finalmente a antena.

35

E a caixa ficou pronta para o restauro.

39

Todas as peças marcadas e reunidas antes de as guardar.

36

37

38

Caso alguém venha um dia a precisar, ficam aqui os esquemas do rádio e da válvula EM 80.

40

41

No próximo artigo o início do restauro da caixa, mas também o material a utilizar.

Esta entrada foi publicada em Carpintaria, Electricidade, Restauração com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a Reparação e restauro rádio antigo I

  1. Ubiratan Passos Filho diz:

    Bom trabalho este que você está fazendo, parabéns.

  2. ant11sam diz:

    Boa sorte!
    E perseverança!

  3. Forge F diz:

    Excelente trabalho, vou seguir os próximos desenvolvimentos!

  4. António diz:

    Olá caro amigo,

    Ainda bem que deu sinais de vida.
    Estou a iniciar-me na arte da Marceneria e, após algumas pesquisas na internet, “dei de caras” com o seu blogue, o qual já li (quase) todo.
    Confesso que já não esperava ter notícias suas, dado o tempo de inactividade. Mas ainda bem que assim o não fez. Lembro-me que um dos seus projectos seria escrever um livro sobre esta arte, sempre o conseguiu fazer?

    Abraços e não pare🙂

    • Infelizmente um dia hei de parar, mas ainda não foi desta vez🙂
      Continuo com o livro, sim. Esse vai lentamente mas sempre com coisas novas. Como não tenho pressa, não o forço e deixo as coisas ir naturalmente. Como é básicamente um dicionário / enciclopédia, ainda levará o seu tempo pois estou sempre a encontrar informação nova.
      Muito obrigado e bons trabalhos.

      Um grande abraço;

      Ricardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s