Braga Romana 2013

Poster Braga Romana 2013Decorreu em Braga de 22 a 26 de Maio mais uma edição do festival Braga Romana. Tinha ido à Câmara Municipal de Braga, à Divisão de Cultura apresentar um pequeno projecto de trabalho sobre Carpintaria e Marcenaria e foi com enorme agrado e surpresa que me convidaram a participar na edição deste ano.

Teria um pequeno lugar na área das artes e ofícios onde poderia demonstrar ferramentas e várias técnicas de trabalho utilizadas na época de Bracara Augusta. Como não havia verbas para ajudas, o espaço foi cedido, tal como a alimentação nesses 5 dias. Poderia vender peças feitas por mim se quisesse. Infelizmente não tinha nada feito para vender e como foi tudo um pouco encima da hora não tive tempo para preparar nada.

Artes e ofíciosA minha principal preocupação foi o rigor histórico e a informação que podia disponibilizar a quem procurasse aprender um pouco mais sobre o tema. Para tal, passei uma semana a estudar um pouco mais a matéria e a preparar alguns documentos para que as pessoas pudessem ver como seria o trabalho.

Consegui fazer duas réplicas de ferramentas romanas, embora tenham deixado muito a desejar. Uma serra manual pequena e um torno.

Coloquei no entanto várias ferramentas em exposição. Eram ferramentas “modernas”, mas tive o cuidado de apenas colocar as ferramentas que poderiam ter sido encontradas numa oficina romana. Plaina, serra, trado, etc. Para tal, tinha uma série de folhas com imagens das ferramentas romanas correspondentes (peças museológicas, pinturas e representações em pedras tumulares) e os nomes em Português, Latim, Castelhano, Inglês e Francês.

banco PlainaPara contextualizar a minha presença no festival e dar a conhecer o trabalho que estou a fazer coloquei também um pequeno dossier sobre o mesmo.

dossierNaturalmente estava “fardado” a rigor…

920060_3021735398185_2017240604_oBom, a rigor… Usei a vestimenta que a Câmara me cedeu, pois não houve tempo ou dinheiro para fazer um traje historicamente correcto. Mas com a barba por fazer parecia mesmo um Romano😉

E por lá estive então 5 dias. Trabalhei, conheci inúmeras pessoas, falei que me fartei e fui feliz.

Diria que 90% das pessoas não perceberam o que lá estava a fazer. Muitas olhavam e perguntavam se não vendia nada. Outras tentavam comprar as ferramentas, outras olhavam e nada diziam. Algumas mais atrevidas metiam conversa e ficavam por lá em alegre cavaqueira. Só essas é que percebiam o que estava lá a fazer e, para grande felicidade, saiam extremamente satisfeitas. Principalmente pessoas com mais de 60 ou com conhecimentos de história saiam de lá a louvar a iniciativa e a dizer que Braga Romana era aquilo, e não as barracas dos videntes ou das bugigangas.

Com o devido tempo talvez as coisas tivessem sido diferentes, mas fiquei muito satisfeito com o evento. Claro que fiquei um pouco triste porque chamava as pessoas ou metia conversa e poucos tinham interesse. Percebo que os trabalhos de madeira e história não são grandes tópicos de diversão…

Mas sinto muito orgulho de ter colocado algumas pessoas a trabalhar. Tive um gosto especial em dois irmãos, um miúdo de 15 e uma rapariga de 11, que com muita vergonha vieram meter conversa. Passado 20 minutos estavam os dois a aprender a usar a plaina e o formão, e orgulhosamente a guardar as aparas para mostrar aos pais. Voltaram a passar por lá mais dois dias para me cumprimentar🙂

Aprendi muitíssimo com os mais velhos que por lá passavam. Tantos Carpinteiros, Marceneiros e Entalhadores reformados… Como sempre muitas queixas dos mais novos, dos tempos modernos, etc, mas nada como puxar-lhes pela língua para aprender. Muitas conversas tive.

Alguns muito reticentes ao início. Quem era, o que fazia, que estava lá a fazer. Mas depois de explicar e contar um pouco da minha história a desconfiança rápido desaparecia. Muitos ficavam admirados quando lhes contava a história dalgumas ferramentas, outros olhavam desconfiados, como se lhes tentasse enganar. Ainda bem que levei livros e fotografias😉

Houve no entanto duas pessoas que me marcaram muito.

Um senhor de Braga, Ourives muito conhecido, que todos os dias por lá passava e fazia-me companhia durante uma ou duas horas. Contou-me histórias maravilhosas da sua arte, da sua vida e de Braga. Uma autêntica enciclopédia viva. No último dia foi lá de propósito despedir-se e ofereceu-me uma revista como lembrança.

O tipo de pessoas que adoro e não me canso de ouvir. Uma educação fora do normal, uma simpatia extraordinária e uma memória de elefante. Trocámos contactos e espero voltar a vê-lo cedo.

Outra visita que muito me surpreendeu foi um “turista” Canadiano que por lá passou. Olhava muito para as ferramentas mas pouco falava. Após meter conversa, descobri que era um Camarada “Woodworker” e já podem imaginar…

A típica simpatia, aliada a que íamos descobrindo que tínhamos os mesmos gostos a nível de trabalhos de madeira e que conhecíamos virtualmente as mesmas pessoas, como Schwartz, Roy Underhill, etc. Foi um prazer estar com o Jim. Falámos um pouco sobre tudo, mas fiquei muito interessado na sua reprodução da arca de ferramentas de Mastermyr.

Mastermyr ChestPara quem não conhece, a arca de ferramentas de Mastermyr é uma arca de ferramentas Viking,  aproximadamente do século X, encontrada na Suécia em 1936. A arca foi encontrada num excelente estado de conservação e no interior estavam muitas ferramentas de carpintaria usadas na construção de habitações e barcos. Uma procura no Google permite encontrar muita informação sobre a mesma. Podem começar por AQUI.

IMG_0001_4Felizmente lembrou-se de tirar uma fotografia para recordação, porque a mim passou-me completamente. Uma coisa extraordinária do Sr. Jim; É Voluntário duma organização chamada Habitat for Humanity e estava em Portugal a ajudar a construir uma casa na zona de Barcelos para uma família muito necessitada. É bom saber que ainda existem pessoas assim!

Passaram por lá quase todos os dias pessoal dos Maximinos Warriors, a equipa de Futebol Americano a que ajudo a nível de Primeiros Socorros. Mas sobre eles um post virá🙂

Resumindo, uma experiência muito positiva e a repetir. Fui convidado para a edição do ano que vêm, se ainda por cá andar. As coisas serão diferentes, pois espero atingir um grau de rigor cientifico muito próximo aos 90%.

E já vos disse que fui entrevistado para o Porto Canal?😛
moiCerveja à minha conta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esta entrada foi publicada em Carpintaria, Ferramentas manuais, madeira, Marcenaria com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a Braga Romana 2013

  1. José Mota diz:

    Ora viva, caro amigo! Fico contente por saber notícias suas, e, ao mesmo tempo, fico feliz por tomar conhecimento que está cheio de energia e ideias novas. Confesso que estava a estranhar a sua ausência, pelo que com este seu post fico contente e a torcer para que o meu caro realize as suas metas.

    José Mota

  2. João Pereira diz:

    Finalmente um post, já começava a ficar preocupado.
    Estou a ver qualquer coisa a nascer, a ganhar forma nessa oficina romana. Se no próximo evento que participar tiver objectos para vender vai ver que ainda despertará mais curiosidade e ainda realiza dinheiro. Especialmente se conseguir mostrar como se fazem.
    Fico contente por voltar a ler os seus posts e saber que os seus projectos continuam e que esse amor à madeira que nos liga a todos não morreu.

    Grande abraço,
    João Pereira

    • Bom dia João.

      As coisas vão devagar mas vão🙂
      Há muitas coisas a acontecer e não consigo fazer tudo o que quero. Não se preocupe que vou continuar por cá durante muito tempo, embora não tão regularmente como desejaria.

      Não me esqueço dos amigos que me ajudam😉

      Um grande abraço e obrigado!

Deixe uma Resposta

