Banquinho pronto

Acabei o banquinho para o Luis.

Depois de colar os cravos como referi no ultimo post, foi altura de colar as pernas. Para as manter na posição certa usei um método bastante arcaico, mas que funcionou na perfeição; garrafões e garrafas de água.

Ainda pensei sentar-me nele durante a noite, mas cheguei à conclusão que não seria a melhor ideia🙂 . Mais uma vez deixei durante uma noite inteira. Não sei se realmente foi necessário tanto tempo, mas prefiro pecar por excesso que por defeito.

Como é habitual, o Luis veio ter comigo e quis ajudar-me noutro projecto. Viu o banquinho e pediu logo para o experimentar. Para ter a certeza que era seguro primeiro usei-o eu. Como aguentou o meu peso, começou logo a trabalhar. Acho que ficou aprovado.

Quis torna-lo um pouco mais bonito pelo que arredondei as pernas. Podia ter feito isso com a tupia antes de as ter colado, mas como o banquinho foi feito sem seguir um plano em concreto, usei a grosa.

Primeiro criei o perfil desejado e depois usei papel de lixa 60 para terminar. Não só me deu uma satisfação especial, como me reavivou memórias. Aprendi as bases dos trabalhos em madeira no Colégio, primeiro nos trabalhos manuais e depois nos trabalhos oficinais. Enquanto trabalhava vieram-me à memória aqueles tempos, os trabalhos, os colegas, os professores. Foi óptimo.

Também para dar outro aspecto, coloquei umas peças de madeira à volta das pernas. Eram sobras do corte das tábuas. Para terminar, usei papel de lixa 60 e depois 120. Não quis lixar mais, pois quis um pouco do aspecto “rústico”.

Para finalizar tinha pensado em duas ou três capas de verniz, mas o filhote queira o banquinho de cor escura. Usei então tinta para madeira para o tingir.

Tinta não será o nome correcto. Em Castelhano é “Tinte” e em Inglês é “Stain”. Basicamente é um produto feito a partir de matérias corantes que se encontram diluídas num líquido. Os corantes podem ser de origem animal, vegetal ou mineral e o liquido (solvente) pode ser água, álcool ou óleo. Este produto permite mudar a cor da madeira, mas ao contrário das pinturas, não escondem a sua estrutura. Ou seja, uma vez aplicado o corante, conseguimos apreciar a textura e o sombreado da madeira.

Só tinham da marca “Lakeone“. Queria ter usado a cor de Nogueira, mas já não havia, pelo que o Luis escolheu o Wenguê.

Depois de seco, duas capas de verniz. Pode-se ver perfeitamente que a madeira das pernas é diferente da madeira das tábuas. Paciência.

Num próximo post vou falar do que aprendi com este projecto.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Banquinho pronto

  1. JAJAJAJAJAJA ¡Qué gran idea lo del agua! Bueno ya lo tienes, no hace falta que te diga que me gusta y que te ha quedado muy bien, pues el diseño es muy original y acertado para mi gusto. Ni que decir tiene que la ejecución ha sido muy técnica e impecable. Muy bien explicados los pormenores como el proceso de redondeo de cantos y la descripción de los tintes. Te ha quedado rústico y el tono Wengué, qué está de moda, le da un toque de actualidad. Los dos tonos de color, pues bueno no queda mal, pero la única forma de evitarlo hubiese sido pintando la banqueta, y claro, perdería todo su encanto. FELICITAÇÖES RICARDO!

    • Gracias Ramón.

      Es muy importante para mi en el inicio probar varias técnicas y materiales. Una cosa es leer o ver vídeos, pero luego al hacer resulta distinto. Disfruto leyendo libros de “Woodworking” y siento que me estoy quedando un teórico😉

      Pero noto que me falta la practica. Estos pequeños trabajos están sirviendo para ver donde fallo y espero poder corregir antes de empezar a hacer algo grande, Vuestros consejos, vuestros trabajos y vuestra amistad me están ayudando a tener confianza en mi.

      Por todo eso Ramón, muchas gracias!

  2. Marcelo C. Gomes diz:

    Belo trabalho…e bastante útil, percebe-se logo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s