Continuando o banquinho

Hoje continuei a construção do banquinho.

As pernas deram-me bastante trabalho. Com as máquinas, o trabalho fica bastante facilitado, mas quando não as temos há que fazer as coisas à mão. Para um principiante pode ser frustrante. O simples acto de cortar com uma serra pode ser uma experiência gratificante, mas também pode fazer perder a paciência a um santo.

É daquelas técnicas que qualquer Carpinteiro ou Marceneiro aprende logo no início da sua vida. Como serrar madeira. Quem vê os vídeos pode pensar que é fácil, mas não. Diria que é o exemplo perfeito de uma técnica que se aprende com a prática E COM ALGUÉM que nos guie e nos corrija os erros. Aprender a serrar sozinho não é impossível, mas vai-nos custar muito trabalho e bastante madeira mal cortada. Tive de serrar três conjuntos de pernas até conseguir um trabalho minimamente aceitável. E vamos lá ver se não tento outra vez…

Para os ângulos usei uma caixa de esquadrias. Normalmente deve-se usar um serrote de costas, mas para serrar este barrote tive mesmo de usar a serra. Uma dica; quando comprarem uma destas caixas, tentem comprar uma de madeira ou uma de qualidade, de plástico bastante rijo. Quem avisa vosso amigo é…

Com a lixadora de rolos fiz os cravos que seguram as duas partes do banquinho e corrigi erros de corte nas pernas. Para manter a lixadora fixa, usei uns grampos e prendi-a à bancada. Entretanto já encontrei uma maneira de usar a lixadora em duas posições estacionárias; um suporte de madeira extremamente fácil de fazer. Passem pelo site e vejam: Archiwood. Tem coisas espectaculares.

Cola, martelo e grampos. Coloquei os cravos nos sítios, umas marteladas (com muito amor e carinho) e juntei as duas partes. Os grampos ficaram durante a noite.

Altura de marcar as pernas para os cravos. Com as marcações feitas, furei com o berbequim.

Para marcar o local onde devia fazer os furos no tampo do banquinho usei estes pequenos marcadores. Coloquei-os nos buracos feitos e a seguir pus a perna sobre o sítio desejado. Como tem uns picos, quando pressionei a perna contra o tampo, este ficou marcado. Depois foi só furar usando essas marcas como centro da broca. Podem encontrar este acessório      (Kit de cravos – 2916000 – 2918000 da Wolfcraft) em qualquer loja de Bricolage.

Outra dica rápida. Quando tiverem de usar este método, podem segurar estes pequenos marcadores com um pouco de fita cola. Desta maneira as peças não caem ao virar a peça para a colocar sobre o local pretendido.

Com os furos feitos lixei a parte de baixo do banquinho. Usei a lixadora “Mouse”. É óptima para estes trabalhos de acabamento.Verifiquei se tudo estava no sítio. Uma “montagem em seco”, como os Norte-americanos dizem. Montam-se as peças sem colar, para verificar que tudo está bem alinhado.

Coloquei os cravos no sítio já com cola. Agora esperar até amanhã.

Esta entrada foi publicada em Banquinho de criança, Projectos, Trabalhos em madeira, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Continuando o banquinho

  1. Muy buen post Ricardo, me siento identificado contigo, ya que das en la llaga con la cantidad de problemas que tenemos los aficionados que aprendemos solos. Serrar es difícil, es algo que se aprende con años de práctica y teniendo un buen maestro, por eso cuando un aficionado quiere hacer algo bien, tiende a utilizar máquinas. La guía para ingletes estoy totalmente de acuerdo contigo debe de ser de buena calidad, pues acaban deteriorándose. Es muy difícil hacer un buen corte para quien to tiene muchísima práctica. Me ha gustado como has puesto la lijadora. La página rusa ya está en “mis favoritos” muy buena. Me alegro que hayas tomado una decisión de como sujetar las patas y me parece muy acertada, lo de la cinta adhesiva en los marcadores para que no se muevan o se salgan imprescindible. Muy bien explicado todo, los principiantes necesitamos que nos hablen así. Ta va a quedar una banqueta preciosa.

    Una abrazo

  2. Pingback: Banquinho pronto | Coisas de um desocupado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s