Banquinho para criança.

Adoro cozinhar. Juntamente com os trabalhos de madeira, é uma das actividades que mais gozo e satisfação me dá. Vou para a cozinha, ouço musica e esqueço-me onde e quando estou.

Mas o meu primogénito adora ajudar-me. Sempre que está em casa e vê que me fecho na cozinha, vai logo a correr. Gosta de estar comigo, gosta de aprender coisas novas. Como é natural, não recuso a ajuda. Com seis anos já sabe ajudar a sério. Traz os ingredientes, mexe os alimentos, parte os ovos, despeja as massas nas formas e, claro está, vai provando um pouco de tudo.

Mas, apesar de ser alto para a idade, custa-lhe chegar ao balcão para, por exemplo, mexer a massa dos bolos. Lembrei-me então de lhe construir um banquinho de madeira para que chegue.

Usei madeira de uma palete e de uma das barras de madeira que me ofereceram na obra. Como quero que o banquinho seja robusto, colei duas tábuas da palete, de maneira a obter a grossura desejada.

Com as tábuas coladas, cortei à medida na mesa de serra (por certo, fiz uns melhoramentos na mesa). Depois cortei as pernas do banquinho. Mas como as pernas estão em ângulo tive de as cortar à mão. Juntei as peças cortadas para ter uma ideia de como irá ficar.

Neste ponto tenho de ser franco. Cortar madeira à mão esta a ser um desafio. Vou ter de fazer um banco de corte para a madeira e comprar uma serra de mão decente. As pernas do banquinho ficaram miseráveis. Estou a tentar corrigir as asneiras, mas acho que vou ter de cortar umas novas.

Como não tenho plaina tive de usar a lixadora eléctrica para acertar as tábuas. Deu algum trabalho, mas o resultado ficou à vista.

Para arredondar as extremidades usei a mesa da tupia. Não está terminada mas improvisei. Aproveitei e comecei a dar um aspecto mais bonito às tábuas.

As tábuas vão ficar separadas uns 8 centímetros. Para o banquinho ter rigidez vou uni-las com 5 cravos de madeira de 2 centímetros de diâmetro.  Usei o berbequim e o suporte de coluna para fazer os buracos.

Voltei a juntar as peças para ver como irá ficar. O cravo que coloquei no meio ainda não é o definitivo.

Amanhã continuo. Assim que acabar este mini projecto quero começar o mais rapidamente com o projecto do Cavalinho de madeira, do Woodwhisperer. O prazo acaba dia 15 de Novembro.

 

Esta entrada foi publicada em Banquinho de criança, Projectos, Trabalhos em madeira com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Banquinho para criança.

  1. Ramón Vidal diz:

    Muy buena idea y original. Me gusta tu sierra de Mesa.
    Un abrazo

  2. Pingback: Banquinho pronto | Coisas de um desocupado

  3. Pingback: Cavalinho de Madeira | Coisas de um desocupado

Deixe uma Resposta

