Sobre o livro “A Carpintaria”

Este mês não houve dinheiro para uma nova ferramenta ou para madeiras, mas comprei um livro para poder aumentar os conhecimentos sobre Carpintaria. A escolha, infelizmente foi facilitada pelo facto de não existir muita escolha disponível na Fnac de Braga.

Sempre fui adepto da Fnac. Já em Lisboa, aproveitando o facto do C. C. Colombo estar mesmo ao lado da casa onde morava, passava literalmente horas seguidas na secção dos livros. Quando me mudei para Braga não existia a loja, apenas uma pequena “embaixada” que nunca me satisfez. Passado algum tempo abriram a loja “grande” e o meu sorriso voltou. Uma vez mais tenho o problema das livrarias tradicionais de Braga estarem no centro da cidade e isso implica uma deslocação propositada, com os gastos em estacionamento que isso acarreta.

Como o meu trabalho actual é no Braga Parque, o Centro Comercial onde está a Fnac, tenho a vida facilitada. O parque é gratuito e, tirando as multidões, até é um sítio minimamente agradável e suportável (não sou muito adepto de pessoas, se já repararam).

Na minha ultima visita perguntei se tinham algum livro sobre Carpintaria ou Marcenaria e uma das meninas (bastante simpática e prestável), após consultar o computador levou-me à secção de arte e mostrou-me uma colecção chamada “Artes e ofícios“. Nessa colecção da Editorial “Estampa” estava o livro “A Carpintaria“.

O livro é em capa dura e naturalmente, totalmente a cores. Impressão de alta qualidade com óptimas fotografias e ilustrações bastante elaboradas. Ligeiramente maior que A4, é um livro para principiantes ou para aqueles que gostam de saber um pouco sobre as artes e ofícios.

Está dividido em três secções:

  • A Base – O material, Complementos, Ferragens, Colas e Acabamentos;
  • A Preparação – Armazenagem e manipulação da matéria prima, As ferramentas, A maquinaria e As uniões;
  • Passo a passo – Colagens, Fechaduras e dobradiças, Junta tipo macho-fêmea, Samblagem cauda de andorinha, Junções a meia madeira e em espigas redondas, Sapateira, Sanefa, Mísula, Moldura, Porta-revistas, Floreira, Cabide de pé, Estante, Cama de tipo Japonês, Mesa de xadrez, Comboio, Avião, Quadro escolar, Mesa dobrável e Garrafeira.

Está escrito de maneira simples, sem ser simplista. Contêm termos próprios da Arte, mas existe um pequeno Glossário no final que nos permite perceber melhor o seu significado. As imagens são muito boas. As fotografias , por exemplo, dos vários tipos de madeiras tem muito detalhe, permitindo-nos reconhecê-las quando as vemos ao natural. Tiveram bastante cuidado em conseguir reproduzir com fidelidade as cores verdadeiras, o que nos permite ver várias tonalidades de ceras e lacados, ou do tratamento da madeira com vernizes ao longo das várias capas.

Nota-se no entanto o peso dos anos. O livro é uma tradução do “Trabajos em madera” da “Parramón Ediciones, S.A.” de 1997. A edição que tenho em mãos é de 1998. Isso quer dizer que se procurarmos informação sobre ferramentas eléctricas, iremos ficar um pouco desiludidos. Por outro lado, a informação sobre ferramentas manuais é muitíssimo completa. Para quem como eu procura informação sobre trabalhos realizados com técnicas manuais, este livro foi uma óptima escolha.

Aviso no entanto que não é um manual de Carpintaria. Como disse, é um livro para curiosos ou para principiantes. Muito bom para quem quer conhecer as bases de este ofício e algumas técnicas básicas. Na ultima parte do livro temos alguns exemplos de trabalhos que poderemos realizar com ferramentas básicas, como uma moldura, um porta-revistas ou uma floreira. Mas se não tiverem alguns conhecimentos prévios talvez fiquem encalhados num ou noutro passo.

Pessoalmente estou a gostar bastante do livro. Estou a ler com bastante calma e a absorver as imagens como se fossem pequenos tesouros. Já tinha saudades de um bom livro… Se a minha biblioteca virtual de livros de Carpintaria e trabalhos de madeira é extensa, nada como um livro verdadeiro.

“A Carpintaria”
Vicent Gibert, Frederic A. Martín, R. Lazcano, Vicenc Gibert
Edição 1998
Colecção Artes e Ofícios
Editorial Estampa
ISBN: 9789723313628
160 páginas

Preço Fnac – 25,24€
Preço Estampa – 23,81€ (+ IVA)
Preço Wook – 25,24€

E para os meus amigos Brasileiros, encontrei na Livraria da Travessa a R$ 114,90.

Esta entrada foi publicada em Livros, Trabalhos em madeira com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Sobre o livro “A Carpintaria”

  1. Marcelo Gomes diz:

    Obrigado, Ricardo, pela excelente sugestão de leitura. Encontrei-o na fnac.com,br por um preço mais amigável: R$ 80,70 – vou ver se compro o meu.
    Para sua biblioteca virtual, sugiro o caderno técnico ” Madeira: uso e conservação” , do Instituto do Patrimonio Histórico Nacional (IPHAN). É gratis, e se pode descarregar no sítio: http://www.monumenta.gov.br/site/?p=150

    • Boa noite Marcelo. Muito obrigado pela sua sugestão. Vou agora ao site que me indicou e com certeza vai ser mais um livro para devorar. Ainda bem que encontrou o livro mais barato. Sempre é bom economizar o dinheiro, pois a vida está complicada.

      Um abraço.

  2. José Mota diz:

    Ora viva, caro Ricardo. Sobre o livro, mal vi a capa que o amigo colocou aqui no seu blogue, apercebi-me que possuo um exemplar que a minha filha me ofereceu aqui há uns Natais atrás, mas que eu, fruto do aparecimento da Internet e dos inúmeros sítios relacionados com o “woodworking” a que eu tenho acedido, não dei a devida atenção. De facto, está muito bem apresentado, e vou esforçar-me para lhe dar a atenção que um livro desta qualidade suscita.

    Cumprimentos

  3. Olá José.

    Isto da Internet é uma coisa absolutamente maravilhosa, mas não nos podemos esquecer dos livros que nos acompanharam durante toda a nossa vida. Se na Internet encontramos um pouco de tudo, pelo menos para mim, um livro continua a ser aquele amigo especial, intimo. Na cama, no sofá, na mesa durante o café… Nada como um livro para aprender. Adoro o toque do papel, o cheiro a tinta, o poder mudar de página. E o melhor, as pilhas duram uma vida inteira😉

    A sério, tento ser equilibrado. Se não fosse a Internet não estaria aqui nem teria com quem aprender, mas os livros nunca vou deixar. Se conhecerem bons livros, digam pois queria investir em mais um ou dois por agora.

  4. Cláudio Márcio diz:

    Onde encontro esse livro pra compra?

Deixe uma Resposta

