Fórum “Bricolage Total”

Não é novidade que procuro tudo o que posso na Internet. Gosto de aprender e trocar ideias. Enquanto a maior parte dos sites transmite informação, outros tentam não só transmitir a informação mas também promover a troca de ideias (como o meu😉 ).

Existem no entanto espaços na Internet que são autênticos “santuários”  para procurar informações, aprender novas técnicas, expor dúvidas e conhecer novas pessoas. São os Fóruns.

Se formos procurar o significado de Fórum.por exemplo, na Wikipédia poderemos encontrar a seguinte definição:

“Um fórum (em latim: forum, lit. “mercado”, pl. fora) era o espaço público existente no meio de uma cidade romana. Era uma adaptação espacial ordenada da ágora e da acrópole gregas. Além de servir tradicionalmente como mercado, o fórum era um ponto de encontro de grande importância social, e frequentemente era palco de diferentes atividades, incluindo discussões e debates políticos, reuniões, entre outras funções.”

Um fórum na Internet segue então essa longa tradição de reunir num único lugar as mais variadas pessoas para trocar e discutir ideias. Não só encontramos pessoas das mais variadas profissões com gostos e interesses em comum, como essas pessoas podem estar geograficamente próximas ou afastadas. É muito comum encontrarmos pessoas de vários pontos do pais, e até mesmo do estrangeiro, o que permite ficar a conhecer outras realidades, a maior parte das vezes diferentes das nossas (melhores ou não).

No meu caso participo activamente em vários fóruns sobre carpintaria e marcenaria em língua Inglesa e Espanhola. Para não variar, em Português estava um pouco desamparado. Depois de algumas buscas finalmente encontrei uns quantos fóruns, mas a maior parte estavam parados ou as informações sobre os temas que me interessavam eram praticamente inexistentes. No entanto houve um que me chamou a atenção e que agora sigo com muita frequência; o Fórum Bricolage Total.

Embora não se possa comparar às dimensões de outros sites (por exemplo, o Electrónica Fórum) existe uma pequena comunidade de apaixonados pelo bricolage que expõe os seus trabalhos, coloca as suas dúvidas, ajuda os outros, mas acima de tudo, vive e partilha a sua paixão com outras pessoas.

Está dividido em 5 áreas:

        • Bricolage Total: O Fórum;
        • Obras, reparações e alterações em casa;
        • Artesanato, pequenas construções e projectos associados;
        • Jardim e Horta;
        • Classificados

Dentro de cada área encontraremos temas específicos, onde podemos encontrar aquilo que mais gostamos. Como é natural as minhas favoritas são Madeiras, Ferramentas e Electricidade.

Infelizmente, como já referi, é pouco frequentado se o compararmos com outros sites similares. Como é natural, nem entrarei em comparação com Fóruns Espanhóis e muito menos Ingleses ou Norte-Americanos. No próprio Fórum podemos encontrar algumas explicações para este motivo – Cultura do “faça você mesmo” em Portugal. Por outro lado temos que ver as vantagens, menor quantidade, maior qualidade. Já agora podem dar uma vista de olhos ao texto escrito por um dos dinamizadores do Fórum, Joliveira, sobre o Bricolage “Bricolage, uma forma de poupar?

O meu conselho é para irem e conhecerem este Fórum. Inscrevam-se e participem de maneira a fazer crescer o mesmo. Existem profissionais e amadores que estão prontos a responder às perguntas que tiverem. E claro, também estou por lá.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s