Uma marreta simples

Comecei a fazer uma marreta em madeira. Uma coisa fácil de fazer (pensava eu). Aproveitei um dos troncos da lenha para a fazer. Tinha andado a pesquisar na net sobre preços, e como me pareciam um pouco abusivos, lá planeei uma bastante simples, mas que me desse para utilizar com os meus formões (já agora, adoraria que alguém me explica-se as diferenças entre formões e cinzeis, pois pelo que leio, os dois são bastante parecidos e ambos servem para trabalhar madeira).

Os únicos martelos que tenho são de metal, sendo um de carpinteiro e outro da loja dos trezentos, nenhum dos dois adequado para esse efeito. Portanto, lá comecei.

O tronco em bruto. Procurei um bastante direito e com ambos os cortes bem feitos, para me ajudar no trabalho. Desenhei o topo da marreta em cima, seguindo os anéis.

Para começar o trabalho usei uma broca chata de madeira, que serviu para retirar a maior parte da madeira que estava a mais, e definir a altura da parte do batente da marreta. Como não tenho uma maquina de furar de coluna, usei o berbequim.

Bom, foi uma trabalheira que nunca me passou pela cabeça. Várias vezes não consegui colocar a broca perfeitamente na vertical, o que fez que os buracos não ficassem bem feitos. Mas lá ficaram. Depois, com ajuda do formão retirei o excesso de madeira até ficar com o diâmetro e a profundidade pretendida.

Para retirar a madeira para o cabo resolvi utilizar outro método; com um formão grande (se calhar é um cinzel????), retirei a madeira à moda antiga, ou seja, uma mistura de força bruta e jeitinho.

Comecei por fazer uns cortes com o serrote e depois usei o cinzel como uma cunha, abrindo a madeira na vertical, seguindo os veios.

E assim fui fazendo nas calmas até ter retirado toda a madeira.

Bom, o resto foi o mais difícil. Usei o formão e o martelo e pouco a pouco fui talhando o cabo. Foi um trabalho de paciência, mas que me deu um enorme prazer. Demorou, mas serviu para ouvir música (Mozart) e pensar nas coisas da vida.

Fiz o mesmo para o batente, até que tomou uma forma primitiva. Finalmente, quando cheguei à forma pretendida, comecei a alisar com outro formão mais fino e finalmente com lixa, pois ainda não tenho grossas.

Bom, podia ter ficado pior, né?

E lá começou aquilo que julgo ser uma das partes mais aborrecidas este tipo de trabalho; lixar, lixar e lixar ainda mais…

Mas o resultado vale bem a pena!

A madeira, uma vez bem lixada fica com um toque… diferente, diria até, sensual. A madeira fica muito lisa, mas ao mesmo tempo com um toque que eu compararia à seda. Muito suave. E quando tocamos a madeira, fica quente, agradável ao toque. Não sei explicar melhor.

Depois de começar com uma lixa de 40, segui até uma 220, que era o máximo que tinha. Queria ter continuado até uma 320, mas não tinha. Demorei bastante, pois sou sincero, foi sempre à mão. Tenho uma lixadora automática “mouse”, mas a lixa fixa-se com um tipo de velcro, ou seja, só tenho lixa de 50.

Mas valeu a pena.

Realmente, as fotografias são uma miséria.

Agora estou na parte final, que é o acabamento. Tecnicamente já comecei com as lixas, mas refiro-me ao verniz.

Procurei bastante, e sei que numa ferramenta de trabalho não será o melhor acabamento, mas já que estou a fazer, quero que fique bonita também. Ainda pensei usar só óleo de linhaça, mas decidi que queria deixar a marreta com a sua cor natural.

Já apliquei duas capaz de verniz, mas vou até as quatro. Quando estiver pronta deixarei aqui umas fotos em condições.

Esta entrada foi publicada em Marreta de madeira, Projectos, Trabalhos em madeira com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

