Arduino e outras electrónicas

Ando para aqui desesperado à procura de um sítio onde possa frequentar formação sobre electricidade, electrónica, Arduino, programação em C, mecanismos industriais e outros mais. (não tudo no mesmo sítio ou ao mesmo tempo…) Mas está a ser mais difícil do que eu pensava. Ou é para jovens estudantes, ou para estudantes universitários, ou para extraterrestres. Existem uns poucos, mas são todos em casco de rolha, entendendo eu que cascos de rolha significa andar mais de 30 quilómetros.

Sei que hoje em dia isso não é nada, mas quando estamos desempregados e temos que economizar em tudo o supérfluo, o consumo de combustível, desgaste do carro, possíveis portagens, inscrições, etc acaba por contar também para uma definição pessoal de distância.

Mesmo assim, inscrevi-me nuns cursos muito apetecíveis em Barcelos, no CITEX. O subsídio de alimentação reverte para o carro e pronto. Vale muito a pena. Agora só espero ser chamado. Entretanto, num Forum, vou tentando organizar um encontro, ou workshop ou formação sobre Arduino. Já conhecia esta plataforma (se assim lhe posso chamar) à algum tempo, mas só agora resolvi colocar as mãos ao trabalho.

O Arduino é um projecto open-source de protótipos de electrónica baseados numa plataforma de hardware e software flexível e fácil de utilizar. É destinado a artistas, designers, hobbyistas e qualquer tipo de pessoa interessada em criar objectos ou ambientes interactivos.

O Arduino pode perceber o ambiente por receber informação de uma grande variedade de sensores, e pode estimular o ambiente controlando luzes, motores, e outros actuadores. O microcontrolador em que se baseia é programável usando a linguagem Arduino (baseada em C/C++), e também aceita código directamente em C/C++, bem como o ambiente do Arduino que é baseado em Processing. Os projectos em Arduino podem ser stand-alone ou podem comunicar com outros circuitos, ou até mesmo com outros softwares a correr num computador (por exemplo, Java, Flash, Processing, MaxMSP).

As placas podem ser montadas à mão ou serem compradas montadas, e o software pode ser obtido gratuitamente.

Para não andar em casa ás turras com a cabeça nas paredes decidi tentar rentabilizar o meu tempo ao máximo. E como? Pois aprendendo qualquer coisa de útil e que num futuro me possa servir para trabalhar. Daí a minha procura pelos temas que referi acima. Aliados aos meus conhecimentos mínimos de informática, espero conseguir criar qualquer coisa útil na minha área de sonho; o Pré-hospitalar.

Ideias não me faltam, só os conhecimentos. Estou a visionar neste momento um curso de introdução à electrónica pela Universidade de Madras na Índia, que me tem dado umas luzes muito boas.

É gratuito e está muito bem estruturado. Além disso, no YouTube existe um número infindável de formações, em várias línguas, sobre os mais diferentes assuntos. Há que aproveitar.

Esta entrada foi publicada em Arduino, Electrónica, Formação com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Arduino e outras electrónicas

  1. és de que zona?
    vou fazer uma formação em arduino (electronica digital) em Águeda

    • Boa noite Ricardo.

      Sou de Braga. Tenho o Arduino parado pois fiz alguns “desenhos” que ia encontrando na net, mas por falta de mais informação e por não encontrar ninguém por aqui a quem pudesse colocar duvidas ou fazer projectos deixei-o um pouco de lado.
      Tentei encontrar formação ou grupos, pois pensei que estando na cidade da Univ. do Minho seria fácil… Nada. Manda-me uma mensagem com a info da formação (local, nº de participantes, preço, duração, data, etc) pois não me importava nada de dar um passeio e assistir, caso o preço esteja dentro das minhas possibilidades.
      Obrigado e um abraço.

Deixe uma Resposta

